Uma história que se renova a cada edição
Foi dada a largada para um dos maiores espetáculos teatrais de Santa Catarina. A peça Paixão e Morte de um Homem Livre, encenada por atores da Associação Artístico e Cultural São Pedro (Assac), de Guabiruba, costuma reunir milhares de pessoas a cada dois anos no Bairro Aimoré. São dezenas de artistas a contar as últimas horas da vida de Jesus Cristo.
O clima é de expectativa. E das melhores. Foi o que se viu durante o coquetel de lançamento da edição deste ano, realizado na noite desta quinta-feira (21), na Sociedade Guabirubense. “Posso garantir que esse será o melhor de todos. Estamos trabalhando já há muito tempo, justamente para garanti um espetáculo grandioso, alegre,mas, acima de tudo, que possa transmitir a quem vier assistir momentos de fé e descontração”, comentou Emerson Schmitz, um dos diretores da peça.
O sentimento de euforia era visto também nas faces de quem estará em cima do palco, encenando cada um das dezenas de personagens que marcam o roteiro. Como Carlos R. Filho, que está no elenco desde 1994. “Cada vez tentamos passar alguma coisa nova, que o publico sinta vontade de estar lá presente”. Carlos é um dos que interpretará a figura de Jesus Cristo.
Outro a encarnar o personagem é Fabio Luis Kormann, integrante do grupo pela quarta edição. “Apesar de parecer ter experiência, buscamos sempre inovar e carregar a expectativa de ser sempre uma nova peça”, destaca ele.
Edson Carminatti faz parte da peça há nove anos e será a quarta vez que interpretará o personagem principal. A inspiração para poder passar ao público o mais real da história vem de onde deveria, a própria Bíblia sagrada, afirma ele. “A dificuldade sempre existe em se trazer algo diferente. Eu, particularmente, procuro me inspirar nas passagens bíblicas, estudar bem o texto e buscar ser o mais real possível sobre o que aconteceu com Jesus Cristo”.
Ao contrário das anteriores, a edição de 2013 terá ingresso cobrado para quem quiser assistir a peça. O valor será quase simbólico diante da grandiosidade do espetáculo: R$ 10. A Assac já está divulgando os locais onde eles podem ser adquiridos.
A peça Paixão e Morte de um Homem Livre será apresentada a partir das 19 horas do dia 29 de março.
Com colaboração de Wilson Schmidt Junior